terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Episódio 704: O bebê


Sexta-feira à noite. Quarto do Dawson. TV ligada. Filme de terror. Dawson e Joey assistindo.
Joey: - Tira esse filme, Dawson!
Dawson (sorri um pouco): - Deixa de ser medrosa, Joey! Tanto tempo e você ainda se assusta.
J: - Ah não... Não é qualquer filme de terror! É o Bebê de Rosemary!
D: - E o que é que tem? Nem dá tanto medo assim!
J (faz careta): - Ah é por que não é você que... – pega o travesseiro, deita sobre ele – Esquece, Dawson! Vou dormir. Fique aí com o Polanski e sua turma diabólica! Boa noite. – ela cobre-se com o lençol e fecha os olhos –
Na TV um grito agudo feminino. Joey se treme toda na cama e coloca o travesseiro em cima da sua cabeça para tentar não escutar. Dawson apenas dá uma gargalhada.
D: - Boa noite, Jo.

Abertura de Dawson’s Creek – 7ª temporada. Música: I don’t want to wait.

Apartamento do Doug em Capeside. Choro de bebê na babá eletrônica. Duas pessoas, que dormem em camas de solteiro paralelas, levantam quase que ao mesmo tempo.
Andie: - Eu vou, pode ficar aí dormindo.
Pacey: - Não, eu vou! Descansa aí, McPhee!
A (de pé): - Não, eu vou!
P (quase na porta): - Não precisa...

Os dois correm até o quarto do Doug e Jack (que não se encontram no mesmo). Pacey chega primeiro ao berço e tira Amy de lá. A garotinha está aos prantos. Andie vai até a cozinha e volta ao quarto com a mamadeira. Amy a vê.
Amy (estira os braços em direção a Andie): - Quer Pheephee... quer Pheephee!
Andie a pega no colo e dá a mamadeira. Pacey faz cara de desapontado. Depois olha bravo para Andie.
Pacey: - Comprando a garota com o ponto fraco dela! Na próxima vez eu pego a mamadeira!
A: - A menina me conhece, Pacey. Ela sabe que sou cuidadosa. Claro que ela vai preferir meu colo! Você a deixa torta nos seus.
P (imitando a amiga com caretas): - ‘Ela me conhece, Pacey... você a deixa torta...’ Amanhã vai ter troco. – segurando as mãozinhas da Amy – Tio Pacey vai salvar você das garras dessa bruxa malvada, viu lindinha?!
Pacey volta para a cama. Andie ainda com Amy no colo. Amy começa a chorar.
Andie: - Paaaacey volta aquiiiiiii!!!
Pacey volta correndo e rindo maliciosamente.

Na manhã seguinte Joey acorda num susto. Seu rosto está pálido e molhado de suor. Ela levanta, corre ao banheiro e vomita. Tenta chamar o Dawson mas ele já saiu para o trabalho. Depois do banho, Joey telefona para o Pacey, mas ele não atende. Então ela liga para o Dawson.
Dawson (do outro lado da linha): - Oi Jo. Algum problema? Você ligando assim tão cedo!
Joey: - Sim, Dawson. Eu tive um pesadelo horrível.
D: - Ligou por causa de um pesadelo, Jo? Deve ter sido aquele filme de ontem.
J: - É aquele maldito filme me assombrou a noite inteira.
D: - Você está melhor agora?
J: - Um pouco, mas preciso falar com você com urgência.
D: - Sobre o pesadelo?
J: - Ah não! Preciso falar pessoalmente. Você está livre no horário do almoço?
D: - Sim, Jo. Você pode passar aqui no estúdio?
J: - Sim, te encontro mais tarde.
D: - Até mais, Joey.
J: - Até mais, Dawson.

Em Nova Iorque Jack e Doug tomam café da manhã com a vó.
Vó: - Jack, eu tive um sonho com a Jennifer essa noite.
Jack: - E como foi, vó?
V: - Ela estava muito feliz. Dizendo que a Amy estava muito linda e sendo muito bem criada. Mas achei estranha uma coisa.
J: - O que, vó?
V: - Ela dizia uma espécie de charada ou metáfora. Não entendi muito bem. Falava que num futuro não muito distante ‘a cria terá que escolher entre dois patriarcas, e que a mãe já havia encontrado’.
J (confuso): - Que frase estranha. Tento imaginar a Jen falando isso e não consigo. O que será que ela quis dizer, vó?
V: - Não sei, meu filho. Achei que você me ajudaria a decifrar.
J: - Acho que ela pode ter se referido a Amy. A tal ‘cria’, a filha dela.
V: - Pensei nisso também.
Doug: - Posso dar um palpite?
Vó e Jack olham para ele curiosos e acenam com a cabeça um ‘sim’.
D: - Acho que a Jen mandou avisar que a Amy encontrou uma nova mãe e que mais tarde terá que escolher um dos pais.
Vó: - Encontrou uma mãe, meu filho? – fazendo careta – Como assim? Vocês andam se relacionando com mais alguém?
D (sorrindo): - Não vó! Imagina! Bom... É que a Andie está ganhando o coração da sua bisnetinha. Ela não larga mais a minha cunhada.
J: - Ah, é verdade! Será que foi isso que a Jen quis dizer? Que a Andie será a nova mãe da Amy?
Vó: - Pode ser. Deus escolhe nosso destino, mesmo que nós pensemos o contrário.
D: - É vó, pode ser. Mas quanto aos pais? Por que a Amy já tem dois, não é? Fiquei curioso com essa parte. Ela terá que escolher entre mim e o Jack? Mas por que, se já nos têm ao mesmo tempo?!
J: - Nossa, é verdade! O que ela quis dizer com isso?
V: - Bom, só nos resta esperar o tempo passar e nos revelar. Agora comam, meus filhos. O café já está esfriando.

No apartamento, em Capeside. Andie está dando banho na Amy. Ela canta uma canção infantil enquanto Amy bate palminhas e sorri. Amy adora tomar banho. Pacey está preparando o mingau da pequena na cozinha.
Pacey (gritando): - Amyyyy, tia Pheephee está deixando você maluca com essa cantoria, não é?
Andie começa a cantar mais alto. Enrola a garota na toalha e a leva para o quarto. Voltam as duas para a cozinha minutos depois. Amy está linda. Com uma roupinha rosa e uma delicada tiara no cabelinho louro.
Andie: - Ela não parece comigo? – coloca o rostinho da menina ao lado do seu – Hein, Pacey? Pacey? Eu estou falando com você!
Pacey está fazendo gracinha para a Amy rir. Quando dá conta da pergunta, pára e dá um olhar de reprovação.
Pacey: - Andie... Só por que a garota é loura se parece com você? A Amy é a cara da Jen! Dá cá minha sobrinha, ela está morrendo de fome e de vontade de vir pro meu colo. – ele pega a menina à força e segura o bracinho dela balançando-o num ‘tchau’.
P (diz para a Amy): - Tchaaaau, tia Pheephe.
Amy: - Aaaau, Pheephee.
Andie cai na gargalhada e dá uma tapa no braço do Pacey.

Joey chega ao estúdio de gravações. Dawson ainda está trabalhando. Ela se emociona, afinal era seu melhor amigo ao lado do ídolo dele. A cena se encerra. Dawson a vê. Faz sinal de que ela pode ir até eles. Ela vai timidamente.
Dawson (sorrindo): - Spielberg, essa é a Joey Potter.
Spielberg: - Hum... Muito prazer, senhorita Potter. Ouvi falar muito de você.
Joey: - Nossa, o prazer é meu. Poxa, que sonho. Conhecer você! Uau, Dawson! Que emoção.
D: - Ah, às vezes eu ainda me pego nessa sensação de ‘surrealidade’. – olha para o Spielberg e sorri.
S: - Está liberado por hoje, Dawson. Amanhã aqui as 7hras. Bom conhecer você, Joey Potter.
J: - O-obrigada. Nossa... Érh... Adeus Spielberg!
Dawson puxa a amiga pela mão. Até que chegam ao carro. Dawson fica mais sério.
Dawson: - Então Joey? O que você tem de tão importante para falar?
Joey: - Dawson... Não sei como te falar isso. Mas é que...
D: - Fala logo, Jo. Estou ficando apreensivo.
J (fala em voz baixa olhando para o chão): - Acho que estou grávida.
D: - Você acha o que?
J: - QUE ESTOU GRÁVIDA!
Dawson fica mais pálido que a Joey nessa manhã. Ela o olha e se assusta.
J: - Dawson, você está bem?
D (suando frio): - Você tem certeza? Já fez algum exame?
J: - Eu fiz o teste de farmácia.
D: - Esses testes podem errar, não é? Você precisa ir ao médico. Precisa fazer um exame de sangue. Vamos! Eu levo você.
Dawson coloca a amiga em seu carro. Entra e dá partida na maior velocidade. Meia hora depois Joey está num ambulatório retirando sangue do braço. Dawson a aguarda na sala de espera. Joey é liberada.
Dawson: - E aí?
Joey: - O resultado só sai amanhã.
D: - Ai meu Deus. Mas, você está se sentindo bem?
J: - Sim. Um pouco enjoada, mas deve ser o cheiro de éter. Vamos embora daqui.
O telefone dela toca. É o Pacey.
Pacey: - Boa tarde, meu amor. Vi que você me ligou hoje cedo. Desculpe não ter atendido. É que dormi um pouco mais. A Amy anda tendo pesadelos a noite e não me deixa dormir.
Joey: - Ah, tudo bem. Eu estou indo para Capeside amanhã, ok? Nos falaremos melhor quando eu chegar. Te amo, Pacey. – desliga o telefone, põe a mão na testa e resmunga num sussurro – O que vou fazer?!

No dia seguinte em Capeside, Joey estaciona o carro na frente do apartamento do Doug. Nesse momento Andie aparece na portaria com o carrinho de bebê. Joey abre a porta do carro para ir ao encontro dela. Mas logo em seguida Pacey aparece com a Amy em seus braços. Joey não sai do carro. Ele está numa felicidade enorme. Brincando com a garotinha, enquanto a Andie espera ele a colocar no carrinho. Pacey dá um beijo no ombro da Amy e a coloca no carrinho. Ele ainda fala algo para a Andie. Depois ela sai com o carrinho e o bebê. Só nesse momento é que a Joey sai do carro. Vai em direção ao Pacey que observa as duas lourinhas irem pela calçada de longe.
Joey (com ciúme): - Bela família.
Pacey (se vira sorrindo): - Meu amoooooor! – a coloca nos braços e gira com ela – Não te vi chegar!
J: - Me põe no chão, Pacey. Vou ficar tonta!
P (a coloca no chão): - Como foi a viagem?
J: - Cansativa.
P: - E o Dawson?
J: - Está ótimo. Ah, sim! Conheci o Spielberg ontem!
P: - Jura? E ele? Como é? Esnobe?
J: - Não! Ele foi muito simpático comigo. A essa hora o Dawson deve está trabalhando no estúdio com ele. Por isso não pôde vir.
Pacey sorri.
P: - Senti muito sua falta. Vamos subir para matar a saudade?
J: - Pacey, eu estou cansada. Desenhei tantas frutas na lição do curso que estou com dor de cabeça até agora.
P: - Coitadinha da minha artista! Vamos subir que eu te faço melhorar.
Os dois caminham abraçados, entram no elevador. Dentro do apartamento, enquanto Pacey prepara um lanche para a Joey ela vai ao banheiro. Pega sua bolsa e dela tira um envelope. Olha novamente o resultado do exame.
Pacey (grita da cozinha): - Jooooey, você viu como a Amy está enorme? Ela está muito esperta. Fala quase tudo. Eu tenho ensinado algumas palavras a ela. Aprende muito rápido a danadinha. Engraçado é que ela me adora, sabe?! A Andie pega no pé da menina o tempo inteiro. Quer que a Amy seja igual a ela. Mas eu não deixo. Eu fico vigiando as duas. Como a Andie fica empolgada quando está cuidando da Amy. – rindo – Quando elas chegarem você vai ver só.
Silêncio, só se escuta o barulho da TV.
Pacey: - Joey? Joey?
Ela não responde. Então Pacey caminha até o corredor e escuta por trás da porta a voz da namorada. Pelo que entendeu ela está ao telefone falando com alguém.
Joey: - Dawson, eu não sei como fazer isso!
Dawson (do outro lado da linha): - Mas você precisa contar a ele.
J: - Meu Deus, Dawson!
Silêncio por uns instantes.
J: - Eu tenho medo da reação dele. Grávida, Dawson! GRÁVIDA!
Pacey congela ao escutar aquilo. ‘Como a Joey pôde fazer isso com ele?’; ‘E o Dawson, se fingindo de santinho o tempo inteiro’; ‘Os dois lá no bem bom e eu aqui trabalhando e dando uma de babá’. Joey desliga o telefone. Lava o rosto. Abre a porta do banheiro e dá de cara com o Pacey.
Joey (assustada): - PACEY?! Faz muito tempo que você está aí?
P: - O tempo suficiente para saber da novidade. PARABÉNS a nova mamãe e ao novo papai!
J: - Quer dizer que você tava escutando pela porta? Espera aí, você não ficou bravo com a notícia?
P (sorriso sarcástico): - Que isso?! Estou muito contente. Posso ser o padrinho se quiserem!
J: - O que?
P: - Posso batizar o bebê de vocês, se o Dawson concordar!
J: - Eu estou grávida de um filho SEU, Pacey! Quanta falta de escrúpulos! Eu aqui toda preocupada com sua reação e você fica atrás da porta escutando minha conversa e fazendo interpretações inadequadas ao meu respeito e ao do seu amigo!
Pacey nem liga para a bronca que está levando, suspende a Joey em seus braços e a beija de tanta alegria.
Pacey: - EU VOU SER PAI! EU VOU SER PAI! EU TE AMO, JOEY!
J: - Me põe no chão!
A porta abre e Andie chega com a Amy. Doug e Jack chegam junto com elas. Pacey solta a Joey e corre até a sala.
Pacey: EU VOU SER PAI! A JOEY ESTÁ GRÁVIDA! – pega a Amy no colo – Eu vou te dar um priminho, Amy! Um priminho!
Todos ficam surpresos com a notícia e com o estado do Pacey. Ele não pára. Está eufórico. Doug e Jack abraçam a Joey. Andie sorri para o Pacey, e sai discretamente com a Amy. No elevador ela fala com a menininha.
Andie: - É, Amy. Parece que você vai ter companhia. – finge que a garota está falando algo para ela – Ah, se eu fiquei triste com a notícia? Não, querida! A tia Pheephe está muito feliz por eles. O Pacey merece, não é? Ele ama a Joey e será um ótimo pai.
Andie deixa cair uma lágrima. Amy passa a mãozinha na bochecha molhada dela. Andie então sorri com o gesto da garota. E sai com ela para mais um passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário