terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Episódio 702: Vivendo um momento especial


Harry, Lily, Gale, Andie, Pacey e Joey: - SURPRESAAAAAAAAA…

Dawson sorri espantado. Lily corre até ele e pula em seus braços. Gale acompanha a filha, e caminha até o Dawson.
Lily: - Dawsoooooon...
Gale: - Feliz aniversário, meu bem!
Dawson, com sua irmã nos braços, olha para a mãe surpreso ainda, olha para a Lily (sorrindo), olha para as outras pessoas, olha novamente para a mãe.
Dawson (gaguejando): - Erh, mãe... obrigado... Lily, nossa, que surpresa! Obrigado... pessoal...
Gale acha engraçado o estado de choque do filho e o conduz até o centro da sala, onde está o restante do grupo. Todos o cumprimentam, de um por um, entre abraços e sorrisos.

Abertura de Dawson’s Creek – 7ª temporada. Música: I don’t want to wait.

Todos estão espalhados pela casa do Dawson. Sua mãe está na cozinha preenchendo uma bandeja com salgados; Lily e Harry mexem nos dvds que lotam a estante da sala; Dawson está de pé, de costa para todos, em frente à mesa, acaba de partir dois pedaços do bolo. Ao se virar esbarra em alguém e derruba bolo na pessoa.
Dawson (tom de repreensão): - ANDIEEE...
Andie (embaraçada): - Ai... Dawson... descuuuulpa... Como eu sou desastrada!
D (sorri): - Sossega Andie. Bolo ainda tem de sobra, já a sua camiseta...
A (olha para sua roupa): - Ai meu Deus! – olha para o Dawson e sorri sem graça. Ele dá uma gargalhada – O que foi? Não precisa rir de mim, já estou com vergonha o suficiente.
D: - Não – rindo – é que lembrei do meu aniversário de 16 anos, quando bebemos o que não devíamos e demos, literalmente, um show. Há dez anos atrás? – pergunta a si mesmo - É, há exatos dez anos atrás! E quem se sujou de bolo fui eu.
A (sorrindo): - Que vergonha, nem me lembre. Depois daquilo, nunca mais segui os conselhos da minha terapeuta...
D: - E eu, que fui seguir os seus, acabei com minha festa surpresa. Finalmente, hoje me vinguei de você... – aponta para o recheio do bolo na roupa dela – finalmente descontei, mesmo que sem intenção.
A: - Ah, é? Agora a culpa de você ter afundado no seu próprio bolo é minha?
D: - Quem me influenciou a beber naquele dia?
A: - Você que pediu a cuba libre à garçonete!
D: - Eeeeeeu? – cai na risada –
A (fingindo braveza): - Foi sim! E me mostra logo onde fica o banheiro, preciso limpar essa sujeira!
D: - Ok, Andie! Vem cá. – ainda rindo, conduz a amiga ao banheiro.


Do lado de fora, em frente a casa, encostado num carro, Pacey está sério. Joey está de frente para ele com ar de preocupação olhando para o chão. Em seguida, levanta a cabeça e olha para ele. Pacey tira a mão do bolso e põe uma mexa de cabelo dela para trás da orelha.
Pacey: - Você está mais tranqüila?
Joey: - Sim, estou. – sorri de lado –
P (com um doce sorriso): - Eu sinto sua falta...
J: - E eu sinto a sua... – ela o abraça e fala ao seu ouvido – volta para casa comigo?!
Silêncio. Depois de uns segundos eles se soltam. Pacey responde seriamente:
P: - Potter, voltar para nosso apartamento é o que mais quero, mas não é o mais sensato a se fazer nesse momento. – pausa - Você precisa esfriar a cabeça, resolver as coisas na editora...
J: - Quero resolver os problemas com você do meu lado.
P: - Joey...
Ela olha para ele, sorri e o beija.
J: - Não aceito resposta negativa.
P (força um sorriso): - Joey, não piore as coisas. A gente já conversou sobre isso. Você precisa passar uns dias sozinha, para pensar, refletir. Além disso, o Ice House está precisando de mim agora. Eu volto para Nova Iorque em uma semana, meu amor. Isso é o melhor que podemos fazer agora.
Nesse momento a porta da casa abre e de lá surge a pequena Lily, avisando que sua mãe estava servindo o jantar.
Pacey (fala para a garotinha): - Vamos entrar já, Lily! – sorrindo. Volta-se para a Joey – Vamos, Jo...
Joey (esforça um sorriso): - Vai na frente, eu entro em dois minutos.
Pacey olha tristemente para ela, mas respeita o pedido da namorada e entra na casa do Dawson junto com a Lily.

Em Capeside, na pousada B&B Potter, Bessie está ao telefone. Enquanto o Alexander brinca com um graveto na lareira.
Bessie: - Ok, Bob! Eu esperarei até a próxima semana. O encanamento deu problema novamente, mas o papai ajudou bastante. Pois é, ele ainda está aqui. Vai ficar até que você volte. Não posso administrar tudo sozinha. Ah, seu filho está bem! Alexander, venha falar com seu pai. Ligue-me amanhã, está bem? Também te amo.
Alexander pega o telefone com euforia e conta para o pai tudo o que fez naquele dia.
Sr. Potter entra na sala com um avental e com alegria chama a filha para ajudá-lo a servir o jantar aos hospedes.

Em LA, todos comem e conversam na sala do Dawson. Ele observa o burburinho tão familiar. Há tempo não convivia com aquilo. Havia sido uma surpresa enorme chegar em casa depois de um dia de cão e encontrar todos eles ali, à sua espera. Poxa, sua mãe, sua irmã, seu padrasto, o Pacey, a Andie (que não via há tanto tempo), e finalmente, a Jo. Ela que só viria no dia seguinte, estava ali. Quer dizer... Onde ela estava? Era a única que não se encontrava na sala naquele momento. Dawson caminhou até seu quarto. Lá, guiado por uma força sobrenatural ele foi impulsionado a abrir a porta do seu armário. Dawson sorri. Joey está lá sentada, ela levanta a cabeça, retribui ao sorriso e levanta-se.
Joey: - Desculpe, nem sei direito como acabei aqui. Sei que uma hora estava no seu jardim, na outra aqui dentro.
Dawson (olhando-a carinhosamente): - Vai se desculpar por isso?
J: - É, não posso sair invadindo sua casa. Não temos mais 15 anos nem estamos em Capeside.
D: - A gente pode ter 65 anos, sei lá, mas nunca será estranho te encontrar no meu quarto. Você já faz parte dele. Talvez por isso eu tenha me sentido tão sozinho esses últimos anos.
Ela sorri, senta na cama. Ele senta ao lado e continua...
D: - Minha vida tem sido uma correria só. Não tenho tempo para minha vida pessoal, o que é abominável para mim, que sempre dei prioridade aos meus amigos e a minha família...
J: - Mas você está realizando seu sonho...
D: - é, estou feliz por isso. No entanto, não me sinto completamente realizado. Pensei que o cinema fosse a minha vida, mas descobri que a minha vida é que é um cinema. Sem vocês por perto, não tenho a mesma inspiração, as mesmas ideologias e aquele impulso motivador. Não tenho VOCÊ por perto!
Joey olha-o, sorri e levanta-se. Anda pelo quarto observando cada objeto. Dawson segue-a com o olhar e continua a falar.

D: - Hoje pela manhã fiquei feliz com o seu telefonema, mas o dia passou tão rápido e foi tão cansativo que a única coisa que eu pensava enquanto voltava para casa era que amanhã eu iria te ver. Matar a saudade da minha alma gêmea. E quando cheguei em casa, como num passe de mágica meu desejo se adiantou em realizar-se. Todos vocês reunidos aqui. VOCÊ aqui!
Joey se aproxima e alisa o cabelo do amigo. Ele fecha os olhos e repousa a cabeça na barriga dela.
D: - Obrigada, Jo. – levanta a cabeça para olhá-la nos olhos – Obrigada por estar aqui hoje. Obrigada por existir na minha vida.
J (senta novamente ao lado dele sorrindo): - Obrigada por existir na minha também.

Na sala Andie está de frente à janela observando a fina neve que cai lá fora. Pacey se aproxima dela.

Pacey: - Fazendo um pedido, McPhee?
Andie (olha para ele, sorri e volta a olhar a rua): - Não, apenas observando. Rever vocês me fez fazer uma retrospectiva de tudo que já passei nessa vida.
P: - E o que você concluiu?
A: - Que meus melhores anos foram os que morei em Capeside. Minhas melhores lembranças são as que estou com vocês.
Pacey a olha, sorri, põe o braço sobre o ombro dela. Andie inclina a cabeça e repousa-a no peito do amigo, que a beija na cabeça.
P: - Por que você não pede isso à primeira neve do inverno?
A: - Pedir o que?
P: - Pede para voltar a viver momentos especiais.
A (sorri, deixa cair uma lágrima): Ok, Pacey. Mas você pede comigo?
P: - Claro que sim, McPhee. – olha a neve – Eu bem que estou precisando viver momentos especiais mesmo.

No quarto do Dawson, ele e Joey estão dispostos em frente à janela, numa posição semelhante a do outro casal da janela da sala. Joey do lado do Dawson.
Joey (irônica): - Você escolheu uma casa térrea para facilitar minha entrada?
Dawson (sorri): - Érh, tive medo que você levasse algum tombo na escada.
J (acha engraçado e fala sarcasticamente): - Hum, obrigada Dawson Leery.
D: - Jo... eu vi você e o Pacey lá fora mais cedo. Estavam tensos. O que está acontecendo?
J (fica séria): - Não sei... nós estamos... quer dizer, eu estou muito confusa. Acho que sinto o mesmo que você está sentindo, sabe. Mas no meu caso, não sinto falta somente da nossa amizade. Sinto-me incomodada na editora. Isso está me deixando aflita. É como se eu não estivesse no lugar que realmente gostaria.
D (pensa na W.B.): - Sei como é...
J: - Tivemos uma discussão feia e ele decidiu ir passar uns tempos em Capeside. O que piorou minha situação. Estou me sentindo muito sozinha, Dawson. Por isso quis vir aqui ver você.
D: - Sinto muito, Jo.
J: - Ainda está de pé nosso passeio amanhã?
D: - Claro! Mas e o pessoal?
J: - Eles vão pegar o vôo da madrugada, sabe como são essas passagens promocionais, não é?
D: - Sei! – sorri – E você?
J: - Vou para um hotel.
D: - Claro que não! Você já entrou no meu armário, já tivemos uma conversa ‘melodramática’, devemos continuar esse ciclo: você dorme aqui comigo.

Joey dá um largo sorriso, pega na mão do amigo e seguem até a sala. Lá, os dois, vão ao encontro do Pacey e da Andie, que continuam a observar a neve pela janela.
Andie olha para trás ao perceber a chegada deles. Ela sorri.
Andie: - Venham cá. O Pacey e eu estávamos observando a neve. Fizemos pedido e tudo.
Dawson: - Pedido à primeira neve? Isso me lembra mais uma vez o meu aniversário de 16 anos. – ele olha para a Joey e ela sorri –
Joey: - Então, Dawson e eu também iremos fazer nossos pedidos...
D: - Ok. Comece você.
J: - Eu desejo viver bons momentos. Momentos especiais!

Pacey olha para a Andie, sorri. Chega mais perto da Joey, sorri amorosamente para ela. Olha para o Dawson e completa:

Pacey: - Exatamente isso que Andie e eu pedimos.
D (singelo sorriso): - Então não posso fugir, nem poderia... pois é o que desejo também. Esse também é o meu pedido: viver bons momentos! – fala em tom poético, olhando para a neve - Desejo estar novamente vivendo momentos felizes ao lado dos meus melhores amigos. E de alguma maneira, já estamos realizando nossos pedidos. Sinto que essa noite é o recomeço de uma história esplendida.

Os três amigos que estavam olhando para ele enquanto falava, voltam o olhar para a neve, repetindo a ação do Dawson.
Mais tarde todos se preparam para ir embora. Gale, Lily e Harry se despedem do Dawson. Convidam-no a passar uns dias em Capeside. Enquanto Pacey se despede da Joey. Ela diz que vai dali para um hotel, pois seu vôo só será no domingo. Enquanto isso Harry liga o carro, Gale senta ao lado dele no carro, Lily no banco de trás chama o Pacey desesperadamente.
Pacey (ainda se despedindo da Joey olha para a Lily e sorri): - Já estou indo, Lily! – olha para a Joey e sorri – Essa garota me adora!
Joey: - O que não é muito difícil, te adorar!
P (tom de brincadeira): - Você me adora, Potter?
J: - NÃO! Eu AMO você! – o beija – Agora vá embora antes que a Lily saia do carro e venha te buscar a força.
P (sorri e entra no carro): - Prontinho Lily. Já cheguei!
Lily: - Cadê a Andie?
P: - Verdade, onde se meteu a McPhee? – coloca a cabeça para fora do carro, pela janela e grita – Dawson, cadê a Andie?
Andie (sai da casa do Dawson correndo): - Estou aqui, esperem por mim! – ela abraça o Dawson e a Joey e corre para o carro, no qual entra atrapalhadamente e sorri.

Todos acenam para Joey e para o Dawson, que ficam de pé, em frente a casa, olhando o carro partir. Quando o carro desaparece, Dawson dirigi-se a porta de casa, mas percebe que a Joey não se mexeu. Ela continua a olhar hipnoticamente para o caminho ao qual o carro percorreu há pouco tempo.

Dawson: - Não vai entrar, Jo?
Joey: - Ainda não.
D (sem saber o que fazer): - Ok, eu vou entrando na frente, então. Não demora muito. Aqui fora está começando a esfriar demais.
Joey apenas sorri e acena que ‘sim’ para ele.

Minutos depois, Dawson sai do banho, entra no quarto. Veste a roupa de dormir e sai à procura da Joey pela casa. Quando percebe a ausência da amiga, escuta um estalo vindo do seu quarto. Na porta deste, dá um enorme sorriso. É que a Joey está disposta em frente a sua janela, mas do lado de fora, tentando abri-la. Dawson caminha até a janela, solta o ferrolho que a trancava do lado de dentro e abre-a. Ele dá um passo para trás e então a Joey pula para dentro. De pé, de frente para ele, Joey dá um lindo sorriso e olha-o nos olhos. (Tocando de fundo ‘Feels Like Home’ da Chantal Kreviazuk).  Dawson está com o olhar marejado de tão emocionado que ficou. Eles se olham compenetradamente. Depois de algum tempo envolvidos naquele olhar mútuo, um deles desperta para a realidade.
Joey: - Era só o que faltava para fechar o ciclo, não é?
Dawson: - Bem, acho que não. Ainda precisamos ver um filme, você deitada no seu lado da cama e eu no meu.
Joey sorri, caminha até a TV, procura algo que já tinha percebido logo cedo. Acha o dvd do Peter Pan, coloca-o e deita-se esparramada do lado direito da cama. Dawson que a observava com um sorriso no olhar, fecha a janela e caminha até a cama, onde senta do lado da Joey.
D: - Peter Pan? Logo você, Jo?
J (sorri como quem não acredita no que fez): - Sim, aprendi que melhor do que crescer, é voltar a ser criança!
Dawson sorri para ela e continua sentado. Ela ajeita o travesseiro, sorri para o Dawson, dá o ‘play’ no filme e fixa o olhar na tela da TV. Ele apenas a observa, totalmente envolvido naquele MOMENTO ESPECIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário